30/01/2019

Servidores aprendem mais sobre Planejamento de Compras Públicas

Compartilhe

Cerca de 40 servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Londrina participam nesta quinta-feira (31) de um minicurso do Comitê de Compras, para aprimorar a confecção dos Termos de Referência (TR) das licitações feitas pelo Município.  Os termos de referência são documentos imprescindíveis para as licitações e descrevem, com precisão, os detalhes sobre os itens, quantidades e formas de entrega dos produtos adquiridos por meio das licitações pela Prefeitura de Londrina.

A prefeitura realiza quase 300 licitações por ano, em um total de quase R$ 300 milhões - e gerencia cerca de 600 contratos e atas firmadas com empresas de todas as partes do país.

O curso “Planejamento de Compras Públicas” é liderado pelo técnico em gestão Alexandro Ferreira da Silva, responsável da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) pelo suporte às secretarias municipais envolvidas em processos de requisição de produtos e serviços que, posteriormente, tornam-se licitações ou pregões de compra.  

“Com base em casos concretos, vamos discutir situações que acontecem no dia a dia das secretarias para que todos se engajem em produzir Termos de Referência bem elaborados, capazes de trazer mais agilidade às compras públicas. Um bom Termo de Referência, com descrições e detalhes suficientes, ajuda tanto na entrega precisa do produto ou serviço pela empresa como também dá indicações para as atividades de fiscalização daquela compra”, afirma Alexandro.

Para o servidor, o aumento da eficiência nos TRs importa, sobretudo, para reduzir problemas como interrupção de serviços, descumprimento de prazos e aspectos da organização das compras feitas pela Prefeitura. “Os servidores podem trazer as suas próprias experiências práticas para discussão durante o curso”, completa o técnico de gestão da DGLC.

O curso será no Auditório da Prefeitura, 2º andar, das 13h às 17h.