Acontece

Gestão registra aumento de empresas de Londrina nas licitações


A Secretaria Municipal de Gestão Pública realizou um estudo comparativo, entre os anos de 2013 e 2014, sobre valores e quantidade de empresas nas licitações da administração, exceto da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e Sercomtel.

 

O estudo constatou aumento considerável no número de empresas participando das licitações do Município (15,40%). As empresas de Londrina representam 5,95% deste crescimento. Pelo menos 1,05% deste aumento proporcional foi de microempresas do município e 1,10% de microempresas de outras localidades, em relação às grandes empresas, visto que as empresas de grande porte de Londrina ou de outras cidades registraram queda na participação, de 1,11% e 1,03% respectivamente.

 

O secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias,  ressaltou que o diagnóstico geral sobre as licitações é de que as micro e grandes empresas de Londrina têm tido um aumento positivo nas licitações, representando 38,66% das contratadas e 61,34% são de outras localidades, considerando que alguns objetos de aquisições ou contratações não são fabricados ou representados por empresas londrinenses, a exemplo de alguns softwares. “Estes dados traduzem a veiculação de licitações em cumprimento as Leis Complementares 123/2006 e 147/2014”, disse.

 

O montante de diferença em compras liquidadas de 2013 para 2014 chegou a R$33milhões, ou seja, um aumento relativo de 11,27% nas aquisições municipais. “É um aumento esperado e necessário para que os serviços possam ser executados em prol da população”, ressaltou o secretário.

 

Número de empresas – O estudo também revelou que 29 microempresas de Londrina estão ativas participando de licitações e efetivamente vencendo nos processos. São 40 de outras localidades. “Isso nos dá a ideia de uma participação de pelo menos 99 microempresas de Londrina nos certames, já que devem conter, em cada processo, pelo menos três propostas válidas” ressaltou.