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Município abre compra de até R$ 1,3 milhão no mercado de alimentação


 

Marcelo Frazão

A Prefeitura de Londrina abriu disputa para negociar até R$ 1,3 milhão no mercado de alimentação, com compra de marmitex e kits de lanches de diversos tipos ao longo de um ano. O pregão nº 69/2021 está marcado para 13 de abril, por videoconferência, na Sala de Licitações On-line.

A divulgação da oportunidade é do Programa Compra Londrina, uma aliança entre a Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sebrae-PR e Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL), para incentivar pequenos negócios locais à disputa das compras em órgãos públicos, como a Prefeitura de Londrina.

O pregão tem 21 lotes em disputa: na prática, são 21 oportunidades diferentes para padarias, restaurantes, buffets e empresas de preparo e entrega de refeições para consumo. O setor de alimentação pronta é um dos setores mais atingidos e ameaçados pela crise econômica derivada da pandemia.

Em razão do Plano de Retomada da Economia de Londrina, firmado em conjunto com a sociedade civil, a Prefeitura de Londrina decidiu que parte dos contratos, após a disputa, devem ser assinados com empresas locais e regionais, exclusivamente.

 

Dos 21 lotes, 15 são exclusivos para Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEIs). Estes devem ser localizados na Região Intermediária de Londrina, formada por mais 93 municípios.

Neste pregão, pequenos negócios de Londrina também têm vantagens competitivas em relação às microempresas de outros municípios. Dentro das condições do edital, cada pequeno negócio pode disputar o lote que desejar.

“Por isso, assinar um contrato público neste momento pode garantir um faturamento novo para enfrentar as dificuldades”, explicou o coordenador do Programa Compra Londrina, Marcelo Frazão.

Os vencedores assinam uma Ata de Registro de Preços: mesmo com as empresas contratadas, a Prefeitura pode solicitar apenas o que convier, sem obrigação de qualquer quantidade, ao longo do prazo de um ano, pelos valores fixados previamente.

As entregas servem diversas ações executadas pelas secretarias da Prefeitura. As alimentações são destinadas a alunos da rede municipal em atividades extras, trabalhadores de obras e serviços urbanos sem acesso a refeições em razão da necessidade de deslocamento, servidores em plantões (como na Acesf), e aos apenados do semiaberto do Creslon que atuam em frentes de manutenção da Prefeitura nas ruas.

As alimentações também são direcionadas ao Corpo de Bombeiros durante resgates e combates à incêndio de longa duração, atendimentos à população e a servidores durante cursos, oficinas e treinamentos – quando encontros presenciais retornarem -, para o Tiro de Guerra, e aos servidores que trabalham em campanhas como as de vacinação, de limpeza e mutirões de combate à dengue nos fins de semana.

Como funciona – O pregão é por videoconferência, considerado um dos meios mais acessíveis aos pequenos negócios, especialmente locais. Antes do dia da disputa on-line, as empresas precisam preparar os documentos e enviá-los para a Prefeitura (pelo Correio ou protocolando na Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos).

No dia da sessão, basta acessar um link dentro do Edital para entrar na Sala de Licitações On-line, onde a disputa do tipo “quem dá menos” é gravada com áudio e vídeo dos participantes.

Nunca disputou? Contate o Programa Compra Londrina

Padarias, restaurantes e empresas de preparo de refeições e marmitex que nunca disputaram uma compra pública e quiserem explicações mais completas devem acionar o Programa Compra Londrina.

Basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (43) 9.9150-1110 para ter acesso a consultorias e tira-dúvidas grátis .

Confira as informações:

1 – Edital do Pregão nº 069/2021: link bit.ly/ed_pgv692021_marmitex_lanche
2 – Os 21 lotes, no valor máximo de R$ 1.323.869,78: bit.ly/lotes_pgv692021_marmitex_lanche.
3 – Termo de Referência com as especificações dos objetos e entregas: bit.ly/termo_pgv692021_marmitex_lanche 

 

Para a imprensa: informações com o coordenador do Programa Compra Londrina, Marcelo Frazão, no (43) 9 9141-1750.