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Compra Londrina aproxima setor público dos pequenos e médios empresários


Fonte: Assessoria Acil

 

           Assessoria Sebrae/PR - Regional Norte PR

 

 

 

Foi realizada esta tarde no Sebrae a 6ª Rodada de Negócios do Compra Londrina, iniciativa da ACIL de incentivo e de capacitação das micro e pequenas empresas locais para participação de compras públicas. 

 

As compras governamentais são uma estratégia para alavancar o faturamento das empresas de pequeno porte, por meio da venda para o poder público ou empresas de economia mista. Pensando nisso, na última quinta-feira, as rodadas de negócios aproximaram os empresários de compradores do poder público, centrais de negócios e de grandes empresas da iniciativa privada.

 

“Em tempos de crise, procuramos mostrar alternativas para ampliar mercados, visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas que são clientes do Sebrae/PR. Muitos empresários que participaram das rodadas nunca pensaram em ingressar nesse segmento, que é tão promissor. Para se ter uma ideia, em Londrina e região, o orçamento destinado às compras públicas chega a R$1,5 bilhão por ano. No Brasil, é ainda maior e está em torno de R$ 700 bilhões”, destaca Sergio Ozorio, consultor do Sebrae/PR.

 

Na opinião do consultor, ingressar no mercado local de compras públicas é apenas o primeiro passo para as empresas “alçarem voos mais altos”. Conforme Ozorio, a partir do momento em que uma empresa se ajusta para vender para o poder público dentro do Estado, já está apta para entrar em novos mercados, basta se adaptar à logística.

 

“Quando falamos em compras públicas, pensamos imediatamente em desenvolvimento econômico. As compras públicas aquecem a economia local à medida que permitem que o dinheiro circule naquele município e estado. Além disso, quando as empresas vencem processos licitatórios em outros estados, trazem mais receita e contribuem com a economia do local onde estão inseridas”, explica Ozorio.

 

Ele acrescenta que as rodadas de negócios voltadas para o mercado de compras públicas têm o objetivo de fidelizar os clientes do Sebrae/PR. “É mais um produto que colocamos a disposição das empresas que participam do Programa ALI. Notamos que eles estão bastante contentes, porque além de receberem consultoria, também estão trabalhando na vertente de ampliar os negócios. Esse é o grande diferencial: aumentar o leque de oportunidades para nossos clientes”, conclui.

 

Resultados

 

Jaqueline Alves, da Secretaria do Trabalho da Prefeitura de Londrina, já participou de cinco rodadas de negócios e, para ela, a ação gera bons resultados. “É ótimo para fazer contato com os empresários. Em ocasiões como essa temos a oportunidade de conhecer novos fornecedores e evitar comprar produtos de baixa qualidade nas licitações. Nosso orçamento anual para compras giram em torno de R$ 150 mil e  acreditamos que comprar de empresas locais é mais vantajoso, inclusive para a logística”, avalia. 

 

Para Mario Henrique Cardoso, da Padaria Verde, o balanço das rodadas também é positivo. “É uma oportunidade para fazer contatos e mostrar nosso trabalho, que é diferenciado. Nossa intenção, na rodada, é ampliar nosso mercado de atuação e fornecer alimentos nas confraternizações empresariais e coffee breaks”, finaliza.

 

O encontro ocorre uma vez por semestre e serve para reunir representantes dos órgãos públicos e dos potenciais fornecedores.