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Compra Londrina reúne mais de 20 empresas em rodada de negócios


O programa Compra Londrina realizou sua segunda rodada de negócios nessa terça-feira (27), na Associação Comercial e Industrial de Londrina, com a participação de oito órgãos que trabalham com licitações e mais de 20 empresas. O objetivo do evento foi aproximar o pequeno e médio empresário da participação nas compras públicas.

 

O Compra Londrina registrou uma evolução em relação a primeira rodada de negócios, feita em 2013. O número de empresas quase quadruplicou, o que mostra um aumento do interesse dos fornecedores em buscar o mercado de compras públicas, perdendo o temor de participar de editais.

 

Arceni Novais da Rodo Service e Wellington de Marchi da Digiex se mostraram otimistas com a rodada de negócios, tanto para fazer contatos com os compradores quanto para tirar dúvidas sobre a participação em licitações.

 

Engana-se quem pensa que apenas os órgãos públicos trabalham com licitações. Um exemplo disso é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que estava presente no Compra Londrina, representado por Cinara Tozatti.

 

O Sebrae adquire produtos de diversas áreas, como alimentação, copa, coffee break e limpeza. Para Cinara, a palavra-chave para os fornecedores deve ser planejamento. “Muitas empresas acham que é difícil, mas é preciso se preparar para o edital, depois elas ficam surpresas”, comentou.

 

A Prefeitura de Londrina é a maior compradora do município e trabalha atualmente em um processo de modernização das compras, segundo o diretor de Licitações da Secretaria de Gestão Pública, Paulo Moura.

 

“Hoje, nós estamos aqui com seis secretarias, a intenção é depois trazer outras para participar. Quando o pequeno e médio empresário participa, o dinheiro fica no município, você gera tributos aqui”, declarou.

 

Dono da Aseo, empresa de material de limpeza, Leonardo Lopes Garcia integra o Compra Londrina há três anos e conseguiu bons resultados, como o fornecimento de mercadorias para o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

 

Além da preparação do fornecedor, ele ressalta a necessidade de capacitação dos órgãos públicos para a elaboração de editais. “Um cuidado na hora de montar um objeto. Uma boa descrição é sinal também de economia”, alerta.

 

O gerente de Suprimentos e Patrimônio do Iapar, Irajá Massoni, acredita que o Compra Londrina é um espaço para conhecer as empresas, suas áreas de atuação e também aumentar o escopo para orçamentos, já que a tomada de preços é um elemento fundamental na elaboração de um edital.

 

O projeto Compra Londrina é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Sebrae e Observatório de Gestão Pública. A próxima rodada de negócios será realizada no segundo semestre de 2014.