Empresas de Londrina aderem a sistema de licitações
Fonte: Jornal de Londrina
Na tentativa de aumentar a concorrência nos processos licitatórios, o Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) aderiu ao Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), um cadastro por meio do qual as empresas se inscrevem para receber informações sobre os certames de 80 prefeituras em 15 Estados. Ao todo, 13 mil empresas já estão cadastradas no País. Em Londrina, são 62.
De acordo com o vice-presidente do OGPL, Fábio Cavazotti, o sistema, utilizado por vários observatórios, é benéfico para os dois lados: para os empresários, a vantagem é saber onde estão as oportunidades para fazer negócios; para o poder público, o aumento no número de concorrentes ajuda a melhorar a qualidade da compra e a conseguir preços mais baixos.
“O objetivo é aumentar a concorrência das licitações. Os observatórios têm uma percepção de que, quanto mais concorrentes, melhor a chance de a licitação ser bem sucedida”, declarou Cavazotti.
Além disso, ele afirmou que a participação de mais empresas pode quebrar tentativas de concorrentes combinarem preços. “A competitividade aumenta a eficiência.”
O secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Dias, aprovou a iniciativa. Para ele, “quanto mais publicidade houver dos atos das licitações, melhor é para o Município”.
Por um lado, defendeu Dias, a iniciativa encerra a dificuldade de empresas a ter acesso às informações sobre licitações; por outro, ajuda o Município a contratar bons serviços a preços justos.
O projeto Compra Londrina
sempre perto de você
Acompanhe