Acontece

Programa em Londrina estimula compras públicas com foco em pequenos negócios


As compras públicas, de acordo com especialistas, são uma alternativa para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Desde que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa entrou em vigor, em 2006, a legislação brasileira oferece um tratamento diferenciado para os pequenos negócios, no que diz respeito às compras públicas.

 

De acordo com Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae/PR no norte paranaense, o incentivo às compras governamentais interfere no posicionamento das micro e pequenas empresas no mercado. A venda em grande volume para as instituições públicas ou de economia mista, é capaz de aumentar a lucratividade dos empreendimentos.

 

“Consequentemente, essas empresas vão gerar mais empregos e mais renda, além de tributos para o município. É um círculo virtuoso em favor do desenvolvimento. Além dos empresários, a economia local também sai ganhando”, analisa Feliciano.

Atentos ao potencial das compras públicas como uma estratégia para o desenvolvimento econômico de Londrina, o Sebrae/ PR, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a Prefeitura de Londrina e o Observatório de Gestão Pública de Londrina, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Londrina (Sescap-Lda), o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal-Lda) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Norte,) criaram o Programa Compra Londrina.

 

O Programa tem como objetivo identificar o potencial das compras públicas no município, além de oferecer suporte e estimular os empresários a aderirem aos processos licitatórios. “Existe um universo de oportunidades que não está sendo aproveitado pelos empresários da cidade. Queremos mudar essa realidade”, afirma Fábio Cavazotti, vice-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina.

Segundo Heverson Feliciano, do Sebrae/PR, em 2013, mais 13 cidades do Paraná vão adotar o modelo do Compra Londrina e, no próximo ano, mais 19 municípios também devem implementar a iniciativa.

 

Pesquisa

 

Pesquisa realizada junto aos empresários pelo Compra Londrina apontou que as maiores dificuldades em relação às compras públicas são a falta de informação, visibilidade, transparência e confiabilidade no pagamento. Além disso, o estudo demonstrou que 75% dos empresários entrevistados têm interesse em conhecer melhor como funcionam as compras públicas.

 

Para desmistificar as compras públicas e mostrar para os empresários de micro e pequenas empresas que eles têm potencial para concorrer aos processos licitatórios, as entidades idealizadoras do Compra Londrina realizam uma apresentação do Programa no próximo dia 27 de agosto, às 8h30, na ACIL, que fica na Rua Minas Gerais, 297.

 

O evento vai discutir as etapas do Programa Compra Londrina, o potencial das compras públicas na cidade e as principais dificuldades dos empresários nos processos licitatórios.

 

Na opinião de Diego Menão, superintendente da ACIL, é necessário educar os empresários para que eles enxerguem as compras públicas como uma forma de ampliar os negócios. “Além disso, queremos capacitar os empreendedores e elevar o nível de qualificação para que eles tenham condições de vencer os processos licitatórios”, acrescenta.

 

A intenção, conforme Sergio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR, é que o recurso proveniente dos processos licitatórios fique na cidade. “Queremos que esse dinheiro circule em Londrina para fortalecer nossa economia.”

 

Para Fábio Cavazotti, os benefícios das compras públicas são coletivos. “Quanto mais empresas participarem dos processos licitatórios, melhores serão as compras. A concorrência efetiva aumenta as chances do governo de fazer boas compras, no que diz respeito ao preço e à qualidade dos produtos.”

 

Para mais informações sobre a palestra de apresentação do Compra Londrina, os interessados devem ligar para (43) 3374-3010.